Queixada
O(a) queixada (nome científico: Tayassu pecari), também chamado de queixada-ruiva, queixo-ruivo, canela-ruiva, sabacu, sabucu,tacuité, taiaçu, tajaçu, tanhaçu, tanhocati, taguicati, porco-do-mato, pecari, é uma mamífero artiodáctilo da família Tayassuidae e gênero Tayassu. Outrora, tal gênero também incluía o caititu (Pecari tajacu).
Etimologia
Queixada refere-se ao seu costume de bater fortemente o queixo, quando acuado. "Sabacu" e "sabucu" vêm do tupi sawa'cu. Tayassu, "taiaçu", "tajaçu" e "tanhaçu" vêm dotupi tai wa'su, "dente grande". Taguicati possui origem indígena. Porco deriva do termo latino porcu.
Taxonomia e evolução
A queixada foi descrita pela primeira vez como Sus pecari por Johann Heinrich Friedrich Link, em 1795.1 Johann Fischer von Waldheim, em 1814, descreveu o gênero Tayassu, que também incluía o caititu (Pecari tajacu), e atualmente só compreende a queixada.
Estudos morfológicos dividem a queixada em 5 subespécies, entretanto, tal divisão não é corroborada por estudos genéticos:
Distribuição geográfica e habitat
Possui ampla distribuição geográfica, ocorrendo desde Veracruz e Oaxaca no México, até a província de Entre Ríos, na Argentina, ocorrendo também na costa do Equador em Esmeraldas e Pichincha. Inicialmente, ocorria por todo o Brasil, mas dado ser uma espécie que exige amplos territórios e é muito sensível à caça, provavelmente já está extinta em alguns locais, como nos estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Provavelmente, também está extinto em El Salvador, e apesar de ter sido introduzido em Cuba, em 1930, também não se tem registro da espécie na ilha há muito tempo.
Características
De hábitos diurnos e terrestres, é encontrado desde o Sul do México até o Nordeste da Argentina. Possui cerca de 1 metro de comprimento e pelagem negra com o queixo branco. Vive em bandos que chegam a somar mais de trezentos indivíduos.
Esse animal é amplamente considerado o mais perigoso dos taiaçuídeos; diferentemente de seus tímidos parentes, os queixadas atacam de forma agressiva qualquer inimigo, se acuados e, quando um deles está ferido, é normal todo o bando voltar-se para defendê-lo. Há relatos de onças e, até mesmo, porém mais raramente, de humanos que foram mortos por bandos de queixadas furiosos.
Alimenta-se de frutas, sementes, brotos, raízes e folhas, e também de pequenos invertebrados e presas como sapos, lagartos e filhotes de aves. A gestação dura aproximadamente 160 dias, após o que nascem, em geral, dois filhotes.