Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

Coleta Seletiva e Reciclagem - Entenda a Diferença

COLETA SELETIVA E RECICLAGEM     

As pessoas confundem Coleta Seletiva com Reciclagem - entenda a diferença 


Coleta Seletiva é o ato de coletar e separar os materiais para que eles possam ter sua destinação correta. Reciclagem é o reaproveitamento desses materiais, seja devolvendo-os a linhas de produção como matéria prima (alumínio, por exemplo), ou reutilizando-os em artesanato, produção de outros materiais, utilização como matéria prima em outros produtos.

Muitos demoram vários anos para se decompor, e agridem o meio ambiente de maneira invisível mas devastadora, poluindo o solo, contaminando os rios, comprometendo a vida de muitos animais, inclusive a nós mesmos.

Saiba o que é, definição, importância, reciclagem, tipos de lixo, etc

A reciclagem

No sistema de coleta seletiva, os materiais recicláveis são separados em: papéis, plásticos, metais e vidros. Existem indústrias que reutilizam estes materiais para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos.

Descarte apropriado de alguns tipos de lixos:

Pilhas, baterias comuns e de celular também são separadas, pois quando descartadas no meio ambiente provocam contaminação do solo. Embora não possam ser reutilizados, estes materiais ganham um destino apropriado para não gerarem a poluição do meio ambiente.

Medicamentos não devem ser descartados junto com o lixo orgânico, pois possuem substâncias químicas que podem contaminar o solo e a água. Algumas redes de farmácias possuem pontos de coleta de medicamentos que não são mais usados.

Lâmpadas fluorescentes também necessitam de descarte especial. Em seu interior, uma lâmpada deste tipo possui vapor de mercúrio, gás tóxico, que contamina o ar quando quebrada. Algumas lojas de materiais elétricos e de construção possuem pontos de coletas destes materiais.

Os lixos hospitalares também merecem um tratamento especial, pois costumam estar infectados com grande quantidade de vírus e bactérias. Desta forma, são retirados dos hospitais de forma específica (com procedimentos seguros) e levados para a incineração em locais especiais.

Importância

A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresa, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Este tipo de coleta é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Você sabia?

- Para facilitar a coleta seletiva e a reciclagem, existe uma cor para representar cada material reciclado: amarelo (metais), verde (vidros), azul (papéis) e vermelho (plásticos). Estas cores são geralmente usadas, junto com os símbolos de reciclagem, nos recipientes destinados à coleta dos materiais.

- No Brasil, 89,8% das residências (domicílios permanentes) tem acesso à coleta de lixo (dados do Pnad 2015 - IBGE). Porém, somente 15% da população brasileira têm acesso ao sistema de coleta seletiva do lixo.



Coleta seletiva, de quem faz a coleta.


As pessoas precisam ter consciência de que muitas coisas que chamamos de lixo são nada mais que desperdício, em um mundo onde poucos têm muito e muitos têm pouco, muito pouco.
Isso nada mais é do que aquilo que já poderia ir separado e que tivesse sua destinação correta favorecida na origem.
Parabéns a esses heróis que são essas pessoas que cuidam de levar para o lugar correto aquilo que não nos serve mais. Deixando nossas cidades mais agradáveis e bonitas.
Têm meu respeito!
Separe corretamente o lixo.
Plástico, alumínio, papel, vidro (de preferência bem embalado para não machucar quem os coleta), orgânicos... Boa parte disso ainda têm um bom retorno financeiro na mão de quem sabe o valor que isso tudo têm.
Só a Educação, a melhor das armas contra a ignorância, é capaz de mudar a realidade desse nosso país!


Campanhas ativas na Associação Projeto Ambiental e Cultural Piracanjuba

Campanha do óleo: troque seu olho usado por olho novo ou detergente líquido
 

3 litros = 1 detergente
5 litros = 1 óleo novo


1 gota de óleo jogada na rede de esgoto contamina 1.000 litros d’água.

Campanha do lixo eletrônico: não jogue lixo eletrônico onde não deve ser jogado. Nós sabemos dar o destino correto a ele, onde ele não polua e não agrida o Meio Ambiente.

Muitos metais que compõem esses materiais são altamente tóxicos enocivos ao homem e ao ambiente que o cerca. Aos poucos contaminam as terras e o lençol freático, colocando em risco a saúde de toda uma comunidade.
Campanha da Bateria: não jogue pilhas e baterias onde não devem ser jogadas. Nós sabemos dar o destino correto a elas, onde ele não polua enão agrida o Meio Ambiente. Muitos demoram centenas de anos pra se decompor.

Muitos metais e materiais que compõem esses itens são altamente tóxicose nocivos ao homem e ao ambiente que o cerca. Aos poucos contaminam as terras e o lençol freático, colocando em risco a saúde de toda uma comunidade. Muitos demoram centenas de anos pra se decompor.
Cuide do Meio Ambiente e garanta a sobrevivência de nossa espécie.

Maiores informações:

Associação Projeto Ambiental e Cultural Piracanjuba
Rua Zenha Ribeiro, 421 - Centro
15.490-000 - Paulo de Faria-SP
(17) 3292-1500 - 98100-6410
www.projetopiracanjuba.org.br
projetopiracanjuba@gmail.com - projetoambientaleculturalpiracanjuba@hotmail.com

Fonte: https://www.suapesquisa.com/o_que_e/coleta_seletiva.htm