Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

Quem somos

Associação projeto ambiental e cultural Piracanjuba

Somos uma entidade sem fins lucrativos que luta em defesa do Meio Ambiente desenvolvendo ações de Educação Ambiental e conscientização


Considerada de Utilidade Pública Estadual pela Publicação da Lei nº 17.323, de 05 de março de 2021. (D.O.E., pág. 01) e registrada no Cadastro Estadual de Entidades sob o nro. CRCE 0318/2021, o Projeto Piracanjuba surgiu de uma brincadeira entre amigos, que estavam navegando de caiaque pelas águas do Rio Grande, em Paulo de Faria-SP, quando perceberam uma grande quantidade de lixo flutuando nas águas do rio e resolveram agir. Após reunir uma enorme quantidade de material, idealizaram um novo passeio só com esse objetivo. O dia escolhido era uma data importante no calendário da SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o que permitiu que se firmasse uma parceria para algo maior. No dia 21/09/2013 aconteceu a primeira Edição do Projeto Ação Piracanjuba. Na qualidade de cidadãos conscientes e conhecedores dos nossos direitos, deveres e obrigações, é de suma importância participar e promover ações com poder de conscientização para que as futuras gerações não cometam os nossos mesmos erros. O objetivo da Associação Projeto Ambiental e Cultural Piracanjuba é, além da divulgação e notoriedade dos resultados obtidos nos anos anteriores, a Educação Ambiental com foco na criança como fator multiplicador, com palestras pontuais direcionadas ao público estudantil e universitário, visando à conscientização e aplicação de ações ambientais dentro do ambiente pedagógico.

 

    

 

 


Por que PIRACANJUBA?
Porque é um peixe nativo da região que estava praticamente extinto e, depois da primeira edição do Projeto, já pode ser avistado com frequência. Logo, uma homenagem à espécie simbolizando todas as demais, ameaçadas ou não.

Justificativa do PROJETO
Ações ambientais de conscientização educacional, que nos posicionem dentro de uma possibilidade e indiquem os caminhos que devemos percorrer, por regra, é uma obrigação de todos. Devem-se valorizar as ações educacionais colocando as crianças frente-a-frente com situações que lhes possibilitem questionar o ambiente que as cercam. E se questionarem como responsáveis pelo mundo onde vivem é dar-lhes a possibilidade de interferir, produzir, multiplicar, melhorar. Dar à criança a oportunidade de expressar seus pensamentos é uma oportunidade de ouro para podermos lapidar a sua personalidade, tornando-os cidadãos mais responsáveis e conscientes, exemplificando e objetivando ações ambientais. Fazer o indivíduo compreender o que suas ações provocam no meio que o cerca é a melhor maneira de sanar ou diminuir os impactos dessas ações.

Objetivos GERAIS
Incentivar debates e trabalhos interdisciplinares; fazer as crianças se compreenderem como parte atuante e integrante, responsáveis pela sociedade e pelo mundo que os cercam, produzindo projetos ambientais que promovam na sociedade o entendimento crítico de que o universo em que vivem é reflexo de suas próprias ações.

Objetivos ESPECÍFICOS
* Analisar, incentivar e fortalecer a consciência ambiental;  
*Fortalecer as culturas locais;   
*Promover encontros e trocas de experiências;  
*Acentuar as práticas educacionais;   
*Promover a prática de esportes saudáveis;  
*Diminuir o impacto ambiental do homem no meio ambiente em que está inserido, produzindo ações reparadoras e educacionais nesse sentido.


ESTRUTURA DA ASSOCIAÇÃO

Museu 
Conservação da Cultura e da História

 

Biblioteca
“Ler para se libertar do mundo comum.”

 

 
 

Curso de Violão
Uma maneira divertida de desenvolver a arte da música

Curso de Violino
A música é a linguagem do coração

Sala de Interação
Crescer, descobrir e aprender

Hoje sala da UNIRP EaD (Centro Universitário de Rio Preto), parceiros do Projeto desde Janeiro desde 2018, onde desenvolvem mais de 14 cursos superiores e mais de 30 Pós para a comunidade local e região.

 

DIRETORIA EXECUTIVA

 

ANDRÉ RENATO DORTA SOUZA

Presidente

É formado em Tecnologia em Processamento de Dados - UNIRP (Centro Universitário de Rio Preto) - 1994, Especialista em Desenvolvimento de Sistemas Sob Tecnologia Cliente/Servidor e Internet - UNIRP - 2004, formado em Pedagogia - UNICOC - Ribeirão Preto - 2009, Especialista em Novas Tecnologias em Educação - PUC do Rio de Janeiro - 2010, Especialista em Educação Ambiental em Recursos Hídricos - APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) - Pindorama-SP - 2012, Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD - UFF (Universidade Federal Fluminense) - Rio de Janeiro - 2013. Professor de Informática na Rede Pública de Ensino de Orindiúva-SP desde 2003. Consultor de Informática em empresas. Publicou os livros Escola de Gênios - Editora LivroPronto - 86 páginas, Informática Fácil, LP Books, 134 páginas e Que Rei Sou Eu? Clube de Autores - 136 páginas, 2015 - Escola de Anjos - Clube de Autores - 2016 - 86 páginas e O Enígma da Floresta – Clube de Autores – 2016 - 211 Paginas.

 

LUCIANO EVERSON GRIS - Vice-Presidente

ANA PAULA ALVES MENEZES  - 1ª Secretária

CLÁUDIA BELMIRA SILVA FREITAS - 2ª Secretária

ANÍZIA MARIA NEVES RIBEIRO  - 1º Tesoureiro

HENRIQUE ISENCO ROCHA - 2º Tesoureiro

CONSELHO FISCAL

 

WILSON NELSON RODRIGUES 

EDVIGE DE ROSSO MARTINS

SEBASTIANA APARECIDA SILVA GOMES

SUPLENTES

 

RAFAEL SILVA DOS SANTOS

ANA VIRGÍNIA ZACARELLI RIBEIRO