Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

Plantas Medicinais Poderosas

Plantas medicinais poderosas (compartilhe - passe adiante)

Vivemos em uma época de facilidades, onde trocamos tudo por comodidade, e acabamos criando hábitos prejudiciais à nossa saúde.


A utilização de suplementos alimentares descontroladamente, auto-medicação, alimentação desregrada e ruim, fazem com que nosso organismo entre em colapso, e muitas vezes a resistência diminui a níveis preocupantes.
Então, é muito importante se alimentar bem e com qualidade.
Numa das postagens, ensinamos a fazer uma horta caseira fácil.
Hoje vamos dar dicas de plantas medicinais que podem ser utilizadas no dia-a-dia, melhorando a resistência do organismo contra muitas dessas doenças que nos assolam diariamente.
E muitas dessas plantas são de fácil cultivo.
Lembrando que qualquer substância em excesso em nosso organismo também causa problemas. 
Então, consultar o médico é sempre a melhor opção.

Vamos lá.

1 - Gengibre (Zingiber officinale)

Muito comum na culinária por seu gosto picante, o gengibre é prescrito por médicos da Índia e da China desde a Antiguidade.

Forma de uso – Cápsula, comprimido, extrato, tintura e pó.

Indicação – Alivia enjoo, náusea e vômitos, dificuldade de digestão e sensação de mal-estar ao viajar de navio, carro ou avião.

Contraindicação – Crianças e quem tem pedras na vesícula biliar, irritação estomacal ou hipertensão.

Isento de prescrição médica.

2 - Alho (Allium sativum)

O bulbo que surge a partir da raiz é base de um dos fármacos com propriedades mais variadas.

Forma de uso – Tintura, extrato e cápsula.

Indicação – Ajuda a combater bronquite, asma, sintomas de gripe e resfriado, colesterol alto, hipertensão e aterosclerose (lesões nas paredes dos vasos sanguíneos).

Contraindicação – Grávidas, indivíduos com gastrite, úlceras, hipertireoidismo, distúrbios na coagulação, alérgicos ao alho e antes ou depois de cirurgias.

Isento de prescrição médica.

3 - Camomila (Matricaria chamomilla)

Existem diversas espécies disponíveis. As mais importantes delas são a camomila-vulgar e a camomila-romana. O camazuleno, óleo essencial de sua flor, responde por seus inúmeros pontos positivos.

Forma de uso – Infusão, extrato seco ou fluido, cápsula e comprimido.

Indicação – Alivia espasmos, ansiedade e atua como sedativo leve. Tem efeito anti-inflamatório na boca.

Contraindicação – Grávidas e alérgicos à planta.

Isento de prescrição médica.

4 - Barbatimão (Stryphnodendron adstringens)

Abundante no Cerrado brasileiro, era chamado pelos índios de ibá timbó, cujo significado é “árvore que aperta”. Isso tem a ver com a capacidade adstringente encontrada na casca da árvore. Sua semente é altamente tóxica.

Forma de uso – Creme e pomada.

Indicação – Ação cicatrizante.

Contraindicação – Não deve ser usada quando há necessidade de retirar fluidos corporais por meio de drenos inseridos na pele.

Isento de prescrição médica.

5 - Cáscara-Sagrada (Rhamnus purshiana) [Disponível no SUS]

Essa planta norte-americana tem vocação para ajudar o intestino, mas não caia na história de que é solução milagrosa para emagrecer.

Forma de uso – Cápsula, comprimido, tintura, extrato e fluido.

Indicação – Constipação intestinal ocasional.

Contraindicação – Crianças, grávidas, mulheres amamentando, pessoas com cólicas, hemorroidas, náuseas, doença de Crohn, desidratação, constipação crônica, insuficiência renal, hepática e cardíaca.

Isento de prescrição médica.

6 - Boldo-do-chile (Peumus boldus)

Os pastores dos Andes notaram que carneiros melhoravam da prisão de ventre quando consumiam a planta. Daí sua fama.

Forma de uso – Infusão, cápsula e comprimido.

Indicação – Melhora a digestão por aumentar a secreção de bile, fluido importante para a quebra dos alimentos.

Contraindicação – Crianças, alérgicos, grávidas, mulheres que estão amamentando e quando há doença em fígado, vesícula biliar ou pâncreas.

Isento de prescrição médica.

7 - Maracujá (Passiflora incarnata)

O gênero passiflora abrange mais de 400 espécies vegetais. Seus poderes calmantes vêm dos flavonoides da folha.

Forma de uso – Planta in natura, cápsulas, extrato e tintura.

Indicação – Sedativo leve, tem ação contra a ansiedade.

Contraindicação – Grávidas e quando o indivíduo está tomando outros fármacos com efeito sedativo ou antidepressivo.

Isento de prescrição médica.

8 - Goiabeira (Psidium guajava)

No interior do Brasil, o chá de suas folhas e ramos novos é tradicionalmente empregado para tratar enfermidades intestinais em crianças.

Forma de uso – Infusão, cápsula, extrato e comprimido.

Indicação – Tratamento de diarreia aguda não infecciosa e enterite (inflamação do intestino delgado) provocada pelo rotavírus.

Contraindicação – Alérgicos ou sensíveis à planta.

Isento de prescrição médica.

9 - Babosa (Aloe vera) [Disponível no SUS]

Existem mais de 200 espécies desta leguminosa originária da África, mas apenas quatro são seguras para consumo humano. Atenção: não há evidências de que suas garrafadas ajudem a superar o câncer.

Forma de uso – Gel e pomada.

Indicação – Cicatrizante de ferimentos na pele e em queimaduras de primeiro ou segundo grau.

Contraindicação – Alérgicos ou sensíveis a algum componente da babosa.

Isento de prescrição médica.

10 - Cavalinha (Equisetum arvense)

Seus ramos alongados e delgados lembram o rabo de um cavalo – daí sua nomenclatura.

Forma de uso – Cápsula, comprimido, tintura com álcool e infusão.

Indicação – Diurético, ou seja, aumenta a secreção e a excreção de urina.

Contraindicação – Crianças, grávidas, mulheres que estão amamentando, alérgicos a algum componente da planta e pessoas a quem se recomenda a ingestão reduzida de líquidos, caso de portadores de insuficiência cardíaca ou renal.

Isento de prescrição médica.

11 - Alecrim-bravo (Lippia sidoides)

Encontrado no Nordeste do Brasil, o alecrim-bravo (ou alecrim-pimenta) não é a mesma espécie do tempero culinário.

Forma de uso – Sabonete líquido, gel, infusão e tintura.

Indicação – Anti-inflamatório e antisséptico da cavidade oral, trata infecções na pele e no couro cabeludo causadas por fungos ou ácaros.

Contraindicação – Grávidas, mulheres que estão amamentando, crianças com menos de 2 anos, dependentes de álcool e diabéticos.

Isento de prescrição médica

12 - Manjericão
Ervas e plantas medicinais: Manjericão
Essa planta é ideal para o cultivo em vasos. Lembre-se de retirar as flores brancas logo que elas aparecem, para evitar que as ervas fiquem com um sabor amargo e também para que elas não tomem conta da planta. Além de ser um repelente natural (veja seis tipos de plantas funcionam como repelente natural de insetos), o manjericão também é uma das opções de remédios naturais para aliviar dores de cabeça.

Para isso, basta esfregar folhas esmagadas no osso temporal de sua cabeça. E você também pode usar as folhas dessa planta para tomar um banho de pedilúvio, que é ótimo para aliviar doenças como bronquite, laringite, congestões cerebrais, entre outras. Para preparar o banho, basta despejar água fervente sobre as folhas do manjericão.

13 - Erva-cidreira
Ervas e plantas medicinais: Erva-cidreira
Plante-a em um vaso separado - como ela cresce fácil e rápido, vai tomar conta de sua jardineira se esse cuidado não for levado em conta. A erva-cidreira é um dos remédios naturais que você pode usar para prevenir e aliviar feridas - basta aplicá-la na região afetada. Além disso, se for esfregada diretamente sobre a pele, age como um repelente natural de insetos, além de aliviar dores de picadas. Cuidado para não confundir a erva-cidreira com o capim-cidreira, também chamado de capim-santo.

14 - Salsinha
Depois de plantada no vaso, deixe a salsa (que também é chamada de salsinha) sob o sol e, enquanto isso, mantenha o solo sempre úmido. Utilize adubo orgânico. A salsinha reforça o sistema imunológico. Coma uma colher de sopa de salsinha crespa diariamente. Você também pode usar o chá de salsinha como opção entre os remédios naturais para refrescar o mau hálito, melhorar desconfortos nasais e a circulação.

15 - Alecrim

Ervas e plantas medicinais: Alecrim
Essa planta também adora a luz solar. Chá de alecrim é um remédio natural ótimo para ajudar a levantar o ânimo. Na preparação do chá, o segredo é usar um pedaço da planta (mais ou menos do tamanho do polegar) e uma xícara de água para conservar os princípios ativos da erva. Aprenda a plantar alecrim.

16 - Sálvia
Ervas e plantas medicinais: Sálvia
Precisa de sol constante e um solo arenoso e seco para o cultivo. Seu uso como remédio natural é indicado para aliviar a dor de garganta. Faça um gargarejo com o caldo feito a partir de um quarto de xícara de folhas refrigeradas de sálvia.

17 - Tomilho
Ervas e plantas medicinais: Tomilho
Cultivar em solo seco, leve e em que bata muito sol. É um poderoso antioxidante e antisséptico na forma de chá. Beba, antes de dormir, um chá feito de tomilho-limão para tratar resfriados. Só tome cuidado para não usar o tomilho em caso de gravidez, pois ele pode estimular a contração do útero.

18 - Cenoura
Precisa de bastante luminosidade e a terra não pode ter pedrinhas ou detritos para a raiz poder crescer sem obstáculos. A cenoura é um dos remédios naturais que combate disfunções hormonais, resfriados e tem efeitos no funcionamento do intestino. Ela é antidiarreica, mas, em excesso, acaba tendo o efeito contrário.

19 - Orégano
É bem fácil de plantar: cresce em climas frios ou quentes, só precisa de um solo fértil e úmido. Quanto mais iluminação natural, melhor, mas pode se dar bem na sombra também. Seu chá alivia tosses, indigestão,cólicas e dores musculares e de cabeça, além de ser antifúngico.

20 - Losna
Pode não ser muito fácil encontrar o solo argilo-arenoso de que ela precisa, mas depois de plantada, a losna é excelente: resistente a doenças e insetos e se dá muito bem com fertilizantes orgânicos. A losna ajuda a combater mau hálito, cólicas menstruais, azia e até anemia. É também um ótimo repelente de insetos, inclusive de piolhos.

21 - Arnica
Gosta muito de luz solar e do solo argilo-arenoso. Sua pomada é famosa por aliviar contusões, mas atenção: a arnica é tóxica se for ingerida. Tente colocar o vaso em um lugar alto, longe do alcance de crianças e animais de estimação. Para usá-la como remédio natural, prepare os seguintes ingredientes: uma parte de arnica fresca, cinco partes de álcool de cereais (encontrado em farmácias) e cinco partes de água. Pique a planta e misture-a com os outros ingredientes. Deixe descansar por pelo menos 15 dias (depois você pode armazenar por até um ano) e faça compressas com uma parte da mistura diluída em nove partes de soro fisiológico.

22 - Açafrão 
O açafrão, também conhecido como açafrão-da-terra, cúrcuma e gengibre amarelo, é uma planta originária da Ásia, pertencente à família do gengibre, cuja raiz dá origem à especiaria de cor amarela intensa. A especiaria é amplamente utilizada como condimento na culinária - principalmente na indiana - e também para dar cor aos alimentos. Entretanto, nem somente de culinária vive o açafrão. Ele é conhecido pelas suas propriedades medicinais, graças à curcumina, nome do pigmento presente nele e que tem ações antioxidante e anti-inflamatória.

 

Existem várias outras. Tenha sempre em casa.

No caso de todas essas ervas e plantas, o uso como remédio natural é uma opção para aliviar os sintomas e não deve substituir outros medicamentos recomendados pelo profissional de saúde que te acompanha. Se você estiver com uma doença leve, usar um desses remédios naturais e não tiver os resultados desejados, entre em contrato com sua médica ou médico.

André Renato Dorta Souza é formado em Tecnologia em Processamento de Dados e Pedagogia, Esp. em Educação Ambiental em Bacias Hidrográficas, Graduando em Tenologia em Gestão Ambiental.
Presidente da Associação Projeto Ambiental e Cultural Piracanjuba - Paulo de Faria-SP 
(17) 3292-1500 - 98100-6410 (whats)
www.projetopiracanjuba.org.br
projetopiracanjuba@gmail.com
andre_dorta23@hotmail.com - 99738-4420
@andre_dorta23

https://www.facebook.com/andredorta/posts/10156726052347830?__tn__=K-R