Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

Hortas Orgânicas Domésticas

Hortas orgânicas domésticas

 

Em meio a polêmica da liberação de centenas de agrotóxicos pelo Governo Federal, cabe a mesma máxima da cadeirinha: "não é porque não é mais proibido que eu sou obrigado".
Os mais antigos sempre tiveram, de uma maneira ou outra, algumas hortaliças cultivadas no quintal de casa, mesmo que fosse em uma bacia velha ou em um pneu cortado ao meio com salsinha e cebolinha.
Os tempos foram mudando, os hábitos também.
A correria do dia-a-dia nos fez criar costumes muito prejudiciais a nossa saúde, como comer fora do horário, rápido demais, e a não nos importarmos muito com ingredientes e alimentos "politicamente corretos".

Mas estamos aqui para dar algumas dicas de como ter uma horta 100% orgânica ocupando pouco espaço, e ainda cuidando muito bem da saúde.

Materiais que vamos precisar:

Há quem goste de paisagens verticais. Nesse caso indico caixas de verduras e uvas, facilmente descartadas por quitandas e supermercados. Garrafas Pet penduradas também são uma ótima solução.
Há quem se familiarize mais com o horizontal. As mesmas caixas também são recomendadas, bem como embalagens de produtos de limpeza cortadas ao meio (devidamente higienizadas. Evite embalagens de agrotóxicos. Não servem nem pra isso), pneus de veículos pequenos, também cortados ao meio, bambu e até tubos de PVC.
Imagino que só de ler até aqui sua criatividade aflorou não é mesmo. Imagine a quantidade de espaços que você poderia criar com esses materiais, até então descartados. Estamos também reciclando.
Outra dica é forrar esses materiais com alguns outro material impermeabilizante, como lona, plastico de piscina (vinil), pano de guarda-chuvas velho, etc.
Dessa maneira, evitara o apodrecimento precoce das madeiras, plásticos, etc, dando uma durabilidade maior aos recipientes.
Utilize, para preenchimento dos espaços, terra misturada com pó de serra (caso já não tenha esterco ou adubo orgânico caseiro).
Daí pra frente, é semear e esperar.
Outra dica é colocar algumas plantas medicinais junto com as hortaliças para afastar pragas.
Sabe-se (segundo conhecimento popular) que couve e rúcula plantados junto com salsa e hortelã têm menos ataques de borboletas.
No mais, você terá um pequeno jardim.
Visualmente interessante e gratificante para quem faz.

Espero ter colaborado e, ao menos, incentivado.

Seja a mudança que deseja para o mundo.
Faça a sua parte.
Comece alimentando-se bem.

Abraço.

André Renato Dorta Souza é formado em Tecnologia em Processamento de Dados e Pedagogia, graduando em Tecnologia em Gestão Ambiental e Esp. em Educação Ambiental em Bacias Hidrográficas.
Presidente da Associação Projeto Ambiental e Cultural Piracanjuba - Paulo de Faria-SP
(17) 98100-6410 (whats)
andre_dorta23@hotmail.com
@andre_dorta23
www.projetopiracanjuba.org.br