Macaúba
Macaúba
A Macaúba (Acrocomia aculeata) é uma palmeira da família Arecaceae também conhecido como macaúva, macauveira, coco-baboso, coco-de-espinho e macaíba.
Características
Com altura até 15 m, a árvore é ornamental. Seus frutos são comestíveis, e de sua amêndoa se extrai um óleo fino semelhante ao da oliveira. Do miolo do tronco se faz uma fécula nutritiva, as folhas são forrageiras e têm fibras têxteis usadas para fazer redes e linhas de pescar. A madeira é usada em construções rurais.
O óleo da macaúba cada vez mais está sendo valorizado pelo mercado nacional e internacional, pois é refinadíssimo, tem valores nutricionais próximos ao azeite de oliva e seu potencial começou a ser descoberto pelas indústrias de cosméticos de alimentos.
Do processo de extração são obtidos dois tipos de óleo. O da polpa é esverdeado e aproveitado como biodiesel ou na indústria de cosméticos. Já o óleo da amêndoa, amarelado, é mais nobre, podendo ser consumido e também utilizado em produtos de beleza. O cacho pode ter até 60 quilos e produz 4 a 6 cachos por ano. Pode sobreviver por 100 anos.
Época de frutificação e florada
Frutificação ocorre com 3 a 5 anos de idade.
Cultivo
Sua presença é indicativa de solos férteis.
Aves mais atraídas pela planta
Araras, papagaios, periquitos, tuins, tucanos entre outros…
Ocorrência natural
Natural do Brasil. Encontrada principalmente na floresta latifoliada semidecídua da Mata Atlântica, desde o Pará até São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. Além do Brasil, ocorre na Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Venezuela, nas três Guianas, no México e na América Central.
https://www.wikiaves.com.br/flora:macauba