Ipê
Ipê – saiba tudo sobre esta árvore brasileira
O ipê é uma árvore do gênero Tabebuia (antes Tecoma), pertencente à família das bignoniáceas, podendo ser encontrada em seu estado nativo por todo o Brasil.
Durante muitos anos o Ipê foi considerada a árvore nacional. Foi substituída pelo Pau-Brasil, tendo o título modificado para flor nacional. Não importa se árvore nacional ou não, é uma árvore importante da flora brasileira e nos oferece grandes benefícios.
O Ipê costuma perder todas as suas folhas durante o inverno e ficar repleto de flores no início da primavera. Esta característica faz com que esta árvore oferece melhor luminosidade no espaço plantado durante o inverno e uma excelente sombra no restante do ano.
A madeira do ipê é considerada madeira de lei devido as suas características: resistente, flexível e dura. É muito utilizada nas construções civis e navais.
O Ipê costuma ter entre 6 a 12 metros, sendo que o ipê amarelo pode chegar até 25 metros dependendo do local plantado.
Na primavera costuma oferecer um espetáculo de cores se destacando em meio a tantas outras espécies nos espaços públicos. A coloração da flores pode ser nas seguintes cores: branca, amarela, vermelha, rosa e roxa.
Há várias árvores que recebem o nome popular de ipê.
Do gênero Tabebuia:
Ipê-amarelo
Ipê-branco
Ipê-rosa
Ipê-roxo
Paratudo
Pau-d'arco
Piúva
De outros gêneros:
Ipê-tabaco ou Ipê-felpudo: Zeyheria tuberculosa
Ipê-mirim: Tecoma stans
O ipê deve ser plantado sobre sol pleno em solo fértil, bem drenável e enriquecido em matéria orgânica. Exige rega regular no primeiro ano, mas é resistente aos períodos de estiagem.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ip%C3%AA
http://acaciagardencenter.com.br/…/ipe-saiba-tudo-sobre-e…/…